10 de agosto de 2017

[REVIEW] TITAN SOULS

Por: Cristiano Pereira


Mais um jogo que merece sua atenção, principalmente se você também for fã de Shadow of the colossus, porque o jogo é diretamente inspirado na obra de Fumito Ueda.
Titan Souls, publicado pela Devolver Digital, lançado em 2015, disponível para PS4, PSVITA e PC, também chamado de "o Shadow of the colossus em 2D" porque você só vai enfrentar chefes, esse é igualmente o único objetivo, não existem missões secundárias e alguns destes Titãs estão mais escondidos fazendo o jogador ter que explorar com atenção os cenários que são todos interligados formando um único grande mapa em 2D isométrico. 
O jogo não esconde que faz referências a SOTC, existe até um troféu fazendo a referência.
Este jogo foi desenvolvido pelo estúdio Acid Nerve que era composto por 2 pessoas, Mark Foster (programador, designer e roteirista) e David Fenn (compositor e roteirista), para o projeto de Titan Souls, Andrew Gleeson entrou para o desenvolvimento como designer e roteirista.
Titan Souls é um jeito legal de se inspirar em um jogo famoso e ter suas próprias características, até porque são jogos bem opostos, SOTC tenta ser mais "realista" e Titan Souls é em pixel art.


GAMEPLAY:

O gameplay de Titan Souls retorna para a nostalgia não só por causa do estilo visual, mas também porque traz uma grande dificuldade onde você morre se for atingido uma única vez e o personagem possui um arco e uma única flecha que você tem que chamar de volta para usá-la novamente (como se fosse o mjolnir do thor) o legal é que você também pode acabar acertando alguns dos Titãs com a flecha enquanto ela está voltando, essa táctica é bem útil em batalhas contra alguns Titãs, eu tive um desses momentos inesperados:
(Pelo vídeo deu para perceber que foi um momento inesperado pelo tempo que fiquei parado após derrota a do Titã ^_^ )
Outro ponto positivo é uma coisa que sempre preso, não insultar a inteligência do jogador e o jogo cumpre isso não possuindo tutorial, neste caso durante o gameplay você notará que não era necessário, você tem que descobrir onde é o ponto ou os pontos fracos de cada Titã e isso traz mais desafio e quando você descobre jogando é gratificante.
Para quem está lendo isso e ainda não sabe quantos Titãs existem, nem contarei, para cada um descobrir enquanto joga.



TRILHA SONORA:

A vantagem de Titan souls ser lançado no século 21 e não nos tempos dos games em cartucho dos anos 90 é a música, com a clara adição de instrumentos musicais e efeitos de som modernos que podem ser acrescentados em um jogo com imagem retro, deixando os momentos no jogo mais marcantes pela música sem a limitação sonora dos jogos da época que eram produzidas totalmente em chiptune.
Durante muitos momentos eu parava para apenas escutar a música ambiente antes de enfrentar os Titãs e durante as batalhas a música foi bem executada.



PRÓS:

Gameplay singular

Dificuldade

Trilha sonora

Inspirado em um grande jogo com personalidade própria

Vale sua compra, sorte de quem fez o download na psn plus em janeiro de 2017

Jogo com visual retro bem produzido e atrativo para se jogar nos tempos de hoje

Diversidade dos Titãs e das batalhas contra cada um



CONTRAS:

A falta de um sistema de replay para enfrentar um Titã específico após o término do jogo














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